domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dias de folia

Olá amigos da folia!

Pois é... Nem só de jazz, blues e bossa nova vive este humilde músico! Como com todo bom carioca ,a folia  passa deixando uma ressaca da boa! Foram dias de blocos e mais blocos. Digo que escolhi a dedo e que queria ao máximo me afastar dessa coisa meio "circuito Barra Ondina" de trio elétrico e uma multidão sendo rebocada. É claro que não deu para fugir do Cordão do  Boitatá, mas foi em blocos menores que eu caí na folia tocando a Escaleta, instrumento primo da gaita e do acordeon. Tentei levar a gaita mas não dava. Mesmo com o  sistema de amplificação portátil, eu ficaria em uma enrascada, pois teria que trocar de bateria a cada 30 minutos. A gaita tem um som pequeno não dá para entrar na multidão sem estar eletrificada.
Uma pena... tenho que pensar em algo para o ano que vem. 

A Escaleta velha de guerra foi firme e encontrou vários irmãos no Bloco “Epa Hei! Movimento político monarquista!”. Foi um dia de glória.  Começamos como um cordão de poucos músicos e  tivemos  a compania de quem estava pela frente. Acabamos sendo recebidos pelos foliões que olhavam incrédulos e extasiados na escadaria do Palacio Tiradentes. Emocionante também foi pular ao som do povo do Maranhão no bloco “Mariocas” (agora sim um boi de verdade no samba!) . Para acabar a noite o coreto da  Praça São Salvador reservou uma bela surpresa e depois de um dia de folia e cerveja não tive como resistir e embolei com o pessoal do baião. Só cabra e malucos da noite naquela roda! Muito bom... a cara do sanfoneiro quando comecei a fazer os contra cantos foi algo bárbaro. E para terminar eu mesmo peguei a sanfona e toquei,com todo o respeito. o que eu sei, “sem vacilar sem me exibir, só vim mostrar o que aprendi!”

É isso, Gaita na rua é cultura popular!

Um abraço para Felipe Barros(o organizador do "Epa Hei"), aos meus amigos de folia, Renata, Fred, Gabi, as paulistas, Pedro Araujo (Piranha da foto), Will, os gringos, o colombiano, o desconhecido tocador de caixa que ficou improvisando um som comigo no meio do bloco. E a minha “Nega maluca” Ivia pela alegria e amor.

Michael

ps . A gravação de “Vai passar” foi a minha primeira gravação profissional.  Foi minha primeira demo e era com este tema que eu abria meus shows durante uns cinco anos. No violão Celso Guimarães na percussão Eli Werneck.

9 comentários:

  1. Só você mesmo Arce! Muito louco...

    Abraços,

    Sérgio

    ResponderExcluir
  2. O Senhor toca em um bloco e nem avisa... não chama os amigos...
    Vamos tomar uma cerva lá naquele bar que você e Ivia me levaram pra eu brigar contigo pessoalmente! :)

    Abraços

    Nei

    ResponderExcluir
  3. Bom saber desta loucura toda. Mas, na brincadeira é claro, este movimento do carnaval deveria ser chamado de "Sanfona na Rua!". É legal quando td dá certo. E se quiseres contar com o amigo para estas brincadeiras "momescas" p/ 2011 é só falar, pois afinal tb gosto muito. Siga em frente, pois nem tds tem a oportunidade de fazer àquilo que sabe e que gosta.

    Um forte abraço
    Eustaquio

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi professor, que surpresa poder acompanhar seu grito de carnaval. Gostei! Seria bom poder compartilhar, mas dá para apreciar a alegria e contribuição musical que você tão bem vem criando.

    Abraços
    Joselia

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhhh que saudade da bagunça!!!!!!!!! Que venham muitas outras! E, como testemunha (!) devo contar que vc arrasou lá na São Salvador:) Tava tdo lindo. Bjoca

    ResponderExcluir
  7. Fala, Michael!
    Não mereço tamanha deferência!
    A Rê adorou o bloco! Ficou em êxtase!
    E a gravação ficou uma beleza, parabéns!
    Um abraço

    Fred

    ResponderExcluir
  8. Fala Professor!

    Achei fantástico está postagem do blog!

    Abraços,

    André Marinho

    ResponderExcluir
  9. Ols Michael, estou testando meus conhecimentos de utilização do seu blog. abs. Joselia

    ResponderExcluir