terça-feira, 7 de setembro de 2010

Arrastão da gaita na Feira do Lavradio - RJ

O Arrastão da gaita foi um sucesso! Apesar de minha febre na noite anterior, eu, Sidney Arce (pandeiro) e Marcello Teixeira (caixa), entramos triunfantes na Feira da rua do Lavradio. Toda a incerteza do que seria o evento se desfez. Foi pura alegria, satisfação de compartilhar a nossa arte com todos na rua.
O primeiro vídeo é da música “Meu maracatu” do Nação Zumbi, foi um verdadeiro Hit  da Lavradio, ninguém ficou parado ao som do maracatu.


O segundo vídeo foi da música “Brejeiro” de Ernesto Nazareth. Com uma curiosidade, no final um funcionário da organização veio falar conosco, de forma muito educada, falou que aquele som não deveria se fazer ali, e nos convidou para o palco principal, convite que não valeu de nada pois o técnico da mesa nos impediu de tocar... Sem problemas o “Arrastão” continuou mesmo assim!

Agora o Blues.... Que sucesso! Acho que ninguém acreditava que estava escutando um blues, tocado por uma espécie de mini bloco de carnaval em pleno reduto do samba-choro. Fomos muito aplaudidos! Até um gringo veio tocar junto!

O baião de Jackson do pandeiro foi bem bonito! Contamos com a performance vocal de teatral de Lary, nossa promoter, tudo de improviso! 

O Samba também teve seu lugar e no final ao som da canção de Chico Buarque todos cantaram “mentira!”.

Um dos pontos altos do Arrastão foi o encontro com o multi-instrumentista, Beto Lemos. Eu sou fã desse cara! Ele me puxou para me dar um abraço e prontamente aceitou o convite para tocar o “Ponteio”, pura arte direto da fonte!

Um senhor me chamou e me pediu uma antiga canção de Cole Porter, eu disse que não sabia tocar aquela canção mas que oferecia Autum Leaves, ele adorou. Uma graça o velhinho!

Para fechar o evento com chave de ouro fizemos um Jam com o vendedor de tambores, foi uma festa.


O “Arrastão da gaita” é isso, uma intervenção cultural, é retirar a pessoa de seu centro, provocar um “barato” em sua alma musical!

Espero todos no próximo evento do Arrastão. Será dia 11 de setembro as 16h. Concentração no Largo do Curvelo em Santa Teresa.

Agradecimentos a Odinei (filmagem), Lary e Marcela (promoter) e principalmente aos músicos, Sidney e Marcello.

Até sábado!

Michael Arce

14 comentários:

  1. Oi Michael,

    Que idéia boa. Ficou ótimo!!! Gaitista de hamelin!!!

    Bravo!

    José Staneck

    ResponderExcluir
  2. Caro Michael,

    Que iniciativa interessante essa do Arrastão da Gaita. Sensacional mesmo. Parabéns pela iniciativa e espero que isso se torne um evento, um acontecimento, permanente pois é um jeito de tornar a vida melhor. A simplicidade do projeto é a prova que menos é mais. Prometo que se eu aprender a tocar bem gaita reproduzirei a sua idéia por onde eu estiver; e quem sabe, lhe sigo no arrastão.

    Um abraço,
    André Dorociak

    ResponderExcluir
  3. Cara,fantástico!Adorei!Sou carioca,e gaitista também,perdido aqui perto de Curitiba recentemente...quando estiver no Rio,vou procurar saber dos arrastões e sobretudo acompanhá-los...

    Um abraço,
    Roberto(ou Bob da Gaita,como queira!)
    bobdagaita@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, acho que em breve isso vai virar um bloco de milhares...

    Luiz Castelões

    ResponderExcluir
  5. Oi Arce, tudo bom?
    Achei muito bacana o Gaita na Rua, virei fa! Eu ja experimentei tocar na rua e foi super legal, vem gente ver, jogar papo fora, dar ideia: eh uma aventura.
    Ja que voce curte muito baiao, queria saber se voce pode me recomendar uns artistas/albuns pra que eu possa conhecer melhor a nossa musica nordesti...na, ja que eu conheco pouco (sou do Sul, hihi)
    Obrigada e um abracao

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Adorei o arrastão! O próximo será sobre os trilhos? bacana! vou dar um up there.

    Bjs,

    Luciana Loulou

    ResponderExcluir
  7. Poderia ser em sampa, ein?

    Paulo

    ResponderExcluir
  8. Buááá...nessas horas é que dá gosto estar no Rio...eu ia levar minhas gaitinhas pra lá,isso sim...hehe

    Roberto

    ResponderExcluir
  9. Muito loco este vídeo...a música une as pessoas incrível...

    Gabriele

    ResponderExcluir
  10. Nossa demais, na proxima toca marc ford, sou expositor (Objetos com fotos do Rio antigo) e achei pura arte, blues em meio a casarões antigos, meio carnaval..puta som ..puro Rock and Roll. parabens. vai ter feira 18/10, estejam lá por favor.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber quando vai rolar o próximo arrastão e se tem como me avisar: tatjanass@hotmail.com

    Desde já meu muito obrigada!
    paz e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Claro! já coloquei na lista de emails! Te espero no próximo evento!
    Michael Arce

    ResponderExcluir
  13. Caro Michael, muito interessante e alegre o som de vocês! O Arrastão da Gaita está de parabéns!
    Coincidência foi ver meu amigo instrumentista e confeccionador desses instrumentos maravilhosos de percussão(não só tambores, mas tb ganzás) com material reciclado e de alta qualidade no som... querido amigo Flavio Monteiro (no útlimo vídeo) o "vendedor de tambores" como você postou. Amanhã vou aparecer na Lagoa ... é ótima opção de lazer com essa lua no verão carioca!! Abs, Hevelise

    ResponderExcluir