sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E assim chegou o verão...

Neste sábado dia 11 de dezembro, abrimos o nosso calendário de verão, já com o gostinho de carnaval!
Todos que acompanham as aventuras do Gaita na rua irão gostar de ver que as idéias e as performances estão cada vez mais interessantes. Desta vez atacamos em quarteto, Marcello Teixeira (caixa), Igor Hagi (pandeiro) e Antonio Elia (alfaia), uma verdadeira “Parede” misturado com o “Pife muderno”. Com toda a reverência aos ícones Pedro Luiz e Carlos Malta, o Arrastão da gaita pede passagem!
Fotos: Marcela Mendes
Filmagem nos Arcos: Marcella Mendes / Filmagem na Terreirada: Odinei Cerqueira

Vamos começar no fim da noite... Depois da apresentação nos Arcos da lapa, o Arrastão da gaita foi fazer uma participação especial  na Terreirada Cearense, o baile mais “Cool” e infernalmente quente do Rio de Janeiro.  Paricipação de Pedro Araujo no triangulo e sanfona. A música é “Tupyzinho” de Carlos Malta.
 
 

Agora é a minha vez de mostrar como se faz um xenhenhem... e pego minha sanfona branca para tocar o Xique Xique de Tom Zé.
 

Voltando ao início da história... O gaita na rua se apresentou nos Arcos da lapa e tentou formar uma roda, coisa que não aconteceu propriamente, mas como sempre o imprevisível acompanha nossos eventos, tornando tudo extremamente rico. Neste vídeo inicia o show do nosso "Tiozinho" que vai aprontar muitas durante o evento. Cada figura que aparece no Gaita na rua!!!
Músicas do mestre Hermeto Pascoal “Rasta pé alagoano e Bebê”.

Nesta edição do Gaita na rua, toquei pela primeira vez o meu acordeon para o povo. Foi muito divertido! O "Tiozinho" continuou em sua transe transcedental e agora com uma ilustre compania... ele chamou para dançar a até então espectadora,  a Hype Italiana, uma menina com seus 20 aninhos. Ela levantou do chão e deu um show de expressão corporal e leveza, dignos do músical "Hair". A galera da banda ficou tão boquiaberta que queriam até fazer uma comunidade aternativa com a gatinha! Música, Carcará e Bela Morena.
E nem só de maracatu, baião e samba vive o Gaita na rua... Eu disse para a galera "Vamos de Nanu Chao?" e a resposta foi "Claro!".
 
Agora a parte que mais gosto... de fazer o Arrastão da gaita! Acho bonito, é meio um bloco, uma seresta, sei lá... Só sei que é uma especie de catarse. O curioso é que passamos na frente de uma cabine do "Choque de ordem" e em manifesto paramos na frente fazendo um bom som para dar um "Choque de cultura" na prefeitura! Contratar Luan Santana por 550 mil reais (só o cache do artista) é um abuso! Fiz as contas e por alto a prefeitura poderia contratar uns 80 quartetos para fazer shows volantes pela cidade, comunidades, um mês de shows!!!! Não dá.... mas vamos lá! Mas sem essa de resistência cultural! Vamos fluir e transformar!
Para finalizar o "Meu maracatu" do Nação zumbi. Esse som já é um hit do Gaita na rua! O engraçado é que a banda se enpolgou e desceu o braço, eu acenava para a galera fazer a dinâmica mas vendo o vídeo mais parece que eu estou dançando! O sanfoneiro Pedro Araujo, também aprontou das suas, pegou o triangulo e ficou tentando encontrar uma levada... quase paro tudo e vou direto no pescoço dele!!! Mas depois ele achou a onda da música. Como eu disse... podemos esperar tudo do Gaita na rua!!!


Acho que uma das imagens que mais me marcou foi ver o salão cheio e dançando para valer ao nosso som! Lindo mesmo!!!!


Abraços para todos é até o próximo Gaita na rua em Ipanema! Abraços aos músicos Marcello, Antonio, Igor e Pedro!
Michael Arce