O Arrastão da gaita foi um sucesso! Apesar de minha febre na noite anterior, eu, Sidney Arce (pandeiro) e Marcello Teixeira (caixa), entramos triunfantes na Feira da rua do Lavradio. Toda a incerteza do que seria o evento se desfez. Foi pura alegria, satisfação de compartilhar a nossa arte com todos na rua.
O primeiro vídeo é da música “Meu maracatu” do Nação Zumbi, foi um verdadeiro Hit da Lavradio, ninguém ficou parado ao som do maracatu.
O segundo vídeo foi da música “Brejeiro” de Ernesto Nazareth. Com uma curiosidade, no final um funcionário da organização veio falar conosco, de forma muito educada, falou que aquele som não deveria se fazer ali, e nos convidou para o palco principal, convite que não valeu de nada pois o técnico da mesa nos impediu de tocar... Sem problemas o “Arrastão” continuou mesmo assim!
Agora o Blues.... Que sucesso! Acho que ninguém acreditava que estava escutando um blues, tocado por uma espécie de mini bloco de carnaval em pleno reduto do samba-choro. Fomos muito aplaudidos! Até um gringo veio tocar junto!
O baião de Jackson do pandeiro foi bem bonito! Contamos com a performance vocal de teatral de Lary, nossa promoter, tudo de improviso!
O Samba também teve seu lugar e no final ao som da canção de Chico Buarque todos cantaram “mentira!”.
Um dos pontos altos do Arrastão foi o encontro com o multi-instrumentista, Beto Lemos. Eu sou fã desse cara! Ele me puxou para me dar um abraço e prontamente aceitou o convite para tocar o “Ponteio”, pura arte direto da fonte!
Um senhor me chamou e me pediu uma antiga canção de Cole Porter, eu disse que não sabia tocar aquela canção mas que oferecia Autum Leaves, ele adorou. Uma graça o velhinho!
Para fechar o evento com chave de ouro fizemos um Jam com o vendedor de tambores, foi uma festa.
O “Arrastão da gaita” é isso, uma intervenção cultural, é retirar a pessoa de seu centro, provocar um “barato” em sua alma musical!
Espero todos no próximo evento do Arrastão. Será dia 11 de setembro as 16h. Concentração no Largo do Curvelo em Santa Teresa.
Agradecimentos a Odinei (filmagem), Lary e Marcela (promoter) e principalmente aos músicos, Sidney e Marcello.
Até sábado!
Michael Arce