quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nas ruas de Ipanema


No dia 17 de agosto, o "Gaita na rua" esteve em Ipanema/RJ na Rua Visconde de Pirajá. Foi o primeiro teste deste projeto na rua. Nervosismo não era a palavra exata para o meu sentimento antes da apresentação, acho que a palavra chave era concentração. Para intervir neste cenário urbano, cheio de carros, ônibus e pessoas apressadas era preciso muita, mas muita concentração! Uma loucura... Quando chego ao local escolhido, coloco a caixa no chão e logo escuto o vendedor de cocadas dizendo "Lá vem a palavra do senhor..." . Que engraçado, ele pensou que eu era um Pastor de Igreja! Bem... Mas para a surpresa dele minha pregação é a minha música e iniciei assim a apresentação tocando Amazonas de João Donato. Vejam só! Amazonas no meio da rua de uma cidade! Coloquei meus óculos escuros e mandei brasa  com toda emoção e sentimento que tenho, foi bonito. Música após música sempre que eu abria os olhos eu via pessoas diferentes na minha frente com um olhar que misturava admiração e espanto. O "Gaita na rua" havia passado pelo seu teste. Naquele momento senti que de alguma forma a minha arte estava intervindo positivamente na rotina da cidade e das pessoas. Como dizia Milton "Todo artista tem que ir onde o povo está."



Muita coisa aconteceu nestes 30 minutos de som, aplausos, assovios, pessoas que quase esbarravam em mim, motoqueiro dando partida e acelerando do meu lado e imaginem... Um vendedor de mel passou na minha frente enquanto eu tocava para vender o seu produto para mim! Inacreditável! O ponto mais engraçado foi uma senhora que assistiu o show inteiro e inconformada por eu não "passar o chapéu" resolveu dar sua contribuição para o evento depositando uma nota na caixa de som. Tomei um mate gelado com a doação da senhora na padaria ao lado e retomei minha rotina dando as aulas do dia.

Agradeço ao apoio de Ricardo Niemeyer, Ivia Maksud, Paulo Costa,  Escola Guitar Club que forneceu equipamento e ajudante (André Davos) e principalmente a amável senhora que "pagou meu mate gelado"!

É isso...

Abraços é até!

Michael Arce